sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Análise Comparativa dos Resultados de Crescimetno da IASD em Joinville e São Paulo

ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS DE CRESCIMENTO DA IGREJA
ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA EM JOINVILLE (SC) E SÃO PAULO (SP)
Por Pr. Érico Tadeu Xavier
 
O crescimento da Igreja em diferentes lugares depende dos métodos específicos usados na propagação do evangelho, combinados com certas peculiaridades do povo.
Mas a Igreja também não é planejada em um vácuo, pois ela é profundamente enraizada na estrutura das necessidades do homem. E Nida assinala ainda que o padrão de crescimento da Igreja é profundamente dependente da estrutura da sociedade onde está inserida.
Mas, questiona-se: haverá diferença entre o crescimento de uma igreja da mesma denominação religiosa em cidades com características profundamente diferentes, tais como extensão geográfica, população, atividades econômicas, formação histórica, entre outras?
O crescimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia em dois municípios brasileiros com características bastante diversas foram alvo de pesquisas com vistas a determinar os fatores que impulsionam seu crescimento. A primeira pesquisa foi aplicada em São Paulo (SP), por Joel Sarli, em 1982. A segunda foi aplicada na cidade de Joinville (SC), por Érico Tadeu Xavier, autor deste artigo, em 2004.
Assim, realizar uma comparação dos resultados obtidos por meio da aplicação destas pesquisas tornou-se o objetivo deste artigo, com vistas a determinar se há ou não diferenças no crescimento da denominação nestes municípios, levando-se em consideração as épocas em que foram aplicadas e as diferenças relevantes entre suas características históricas, sociais, políticas e geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário